segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

PERTINÊNCIA ENTRE AS PEÇAS SUGERIDAS E RENNAM MAFRA

Por mais que as estratégias sejam importantes para diversas causas, projetos e movimentos, elas devem ser formuladas racionalmente para que mereçam atenção coletiva (MAFRA, 2006). Somente propor atividades e dividir responsabilidades não satisfaz, há que se preocupar com o tipo de mensagem a ser distribuída, com as reflexões que se pretende causar, suportes a serem empregados, bem como a agitação que se quer ocasionar.
As três dimensões de análise propostas por Mafra fornecem elementos que nos permitem perceber, diferenciar e diagnosticar estratégias de comunicação para mobilização social: a dimensão espetacular, a dimensão festiva e a dimensão argumentativa. Essas dimensões possibilitam também explorar ações com ênfase no lúdico para a comunicação interna empresarial.

De acordo com as reflexões propostas por Mafra a dimensão espetacular propicia despertar, capturar a atenção dos sujeitos a partir do espetáculo. O espetáculo viabiliza uma relação social mediando pessoas e imagens. Na dimensão festiva o individuo é revivido como ser social. Ela permite a vivência, o lúdico. Os interesses racionais deixam de ser prioritários e aparecem os sentimentos e a emoção. A dimensão argumentativa consiste no ato de transmitir uma opinião, um ponto de vista e defendê-lo.

O teatro empresarial contempla essas três dimensões. A apresentação em si, já propicia o espetáculo, pois no ato da apresentação o público envolvido recebe um convite à participação, sem contudo se engajar de maneira mais profunda na questão. A sua participação possibilita olhares e interpretações referentes à dimensão festiva, pois, ele está neste momento em uma situação de convívio com seus colegas de trabalho, sendo alvo de mensagens embutidas em ações lúdicas e, finalmente no instante em que ele se posiciona acerca de algum assunto, caracteriza-se, neste momento a dimensão argumentativa, que é o posicionamento, o questionamento favorável ou não do sujeito envolvido. Verificamos neste agir a sua posição como interlocutor.

As ações propostas, mural, intranet e manual do funcionário, na sua forma de apresentação, de visibilidade apresenta aspectos relacionados às dimensões propostas por Mafra. O uso de mascote em todas as peças, cores alegres e a exploração do humor ajudam a disseminar e fixar conteúdos de forma leve e descontraída, cumprindo, ao mesmo tempo os objetivos que se almeja de um plano de comunicação interna empresarial.

Um comentário:

BLOG DO ADEMIR disse...

Esse blog ficou d+. Quem acessar vai encontrar conteúdos densos, oriundos de quem realmente sabe fazer.
Parabéns pessoal.

José