segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DA PESQUISA EXPERIMENTAL

A proposta do lúdico como suporte da comunicação interna despertou o interesse dos pesquisadores deste projeto, pelo fato de vislumbrar neste artifício, formas comunicacionais eficientes de tornar público assuntos relacionados às organizações.

Para embasamento teórico da questão, procurou-se aprofundar o conhecimento sobre a comunicação interna e o uso do lúdico para esse fim. Para tanto, inicialmente foram feitas pesquisas referentes às comunicações organizacional e administrativa. Constatamos que o referencial teórico abordado era insuficiente para a proposta abarcada, uma vez que, não se encontrava teorias com conteúdos específicos ao lúdico como suporte da comunicação interna.

Para transpor essa barreira recorremos à obra de Rennam Mafra ,“Entre o Espetáculo, a festa e argumentação”. O autor utiliza recursos lúdicos como forma de comunicação para atingir, de uma só vez, diversas camadas sociais. Sua proposta tem foco na mobilização social. Este viés, não é de interesse dos pesquisadores para o projeto experimental, porém, suas características, compreendidas em três dimensões (espetacular, festiva e argumentativa) despertaram em nós, interesse e possibilidade de adaptação às propostas alvo deste projeto de comunicação.

As dimensões propostas por Mafra serviram de âncora para a elaboração do planejamento das ações que se pretende realizar. Para o cumprimento do projeto tornou-se necessário pesquisar uma empresa real para que as intenções sugeridas no projeto de comunicação tivessem fundamento, aplicabilidade e usabilidade. Apresentamos de forma global à empresa Yangzi Brasil Corporation Ltda., os objetivos do projeto experimental. Obtivemos total apoio e interesse por parte dos diretores e gerentes da organização, pois, as características apresentadas, vão de encontro às necessidades de comunicação interna da empresa, que, coincidentemente, apresenta severas falhas e pretensão de aprimoramento.

Com base nas entrevistas qualitativa e quantitativa realizadas na empresa, detectou-se a necessidade de melhorar as relações comunicacionais entre os setores e funcionários da empresa. Para aprofundar o conhecimento em relação a comunicação e o lúdico realizamos entrevistas junto a pessoas que exploram a arte e o entretenimento. As quais, a partir de suas experiências acrescentaram fundamental contribuição para que pudéssemos, com base neste conhecimento adquirido, propor ações de comunicação interna utilizando o lúdico como suporte.

A pertinência deste projeto com a comunicação se faz notar em todos os seus aspectos, pois envolve relacionamentos, convivialidade e interlocução entre os sujeitos envolvidos. E, para que estes públicos sejam estimulados, necessita-se de práticas comunicacionais eficientes que os despertem para os conteúdos que se queira apresentar. Estas práticas comunicacionais, envolvem expressões artísticas, corporais, orais, sensoriais, presentes na humanidade desde os primórdios de sua existência e, exploradas na comunicação entre os seus semelhantes.

Para os pesquisadores, essa investigação e proposta de ações, enriquecem e alargam sua bagagem de conhecimento. Uma aproximação dos problemas que envolvem as organizações no que tange a comunicação interna, através de pesquisas, possibilita um entendimento, um olhar mais crítico e avaliador da questão. Sentimo-nos capazes de pesquisar, analisar e propor ações comunicativas com ênfase no lúdico para dar suporte aos planos de comunicação interna existentes em qualquer empresa que se deseje agir.

Espera-se que este projeto possa contribuir para as pesquisas em torno do assunto abordado. Ainda que conclusivas, neste momento, as observações impetradas pelas análises dos pesquisadores não se extenuam neste momento. Ao contrário, colaboram para que futuros pesquisadores possam se enveredar, aprofundar e alargar cada vez mais as pesquisas relacionadas ao uso do lúdico no processo comunicacional, mais especificamente, como suporte da comunicação interna no ambiente corporativo.

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